Existem diversos tipos de terapia, baseados em diferentes abordagens da psicologia e psicanálise.
Além disso, muitas delas são baseadas em diferentes estudiosos e pensadores.
Um dos erros mais comuns de quem não procura ajuda de um profissional é pensar que somente quem sofre de problemas como ansiedade ou depressão precisam recorrer à terapia psicológica.
O acompanhamento com um psicólogo é recomendado para diferentes vivências e fases da vida, como dificuldades no relacionamento, dúvidas em relação à carreira, busca por autoconhecimento ou mesmo para descobrir como determinados padrões de comportamento que estabelecemos inconscientemente podem influenciar diretamente na nossa vida.
A importância da terapia
A psicoterapia tem diversas finalidades, desde te ajudar no caminho do autoconhecimento até ocupar um espaço fundamental no tratamento de transtornos. De maneira geral, a terapia serve e é importante para ajudar as pessoas a lidarem da melhor forma possível com as suas questões emocionais.
Todas as pessoas lidam de forma diferente com os grandes acontecimentos em sua vida, sejam eles bons ou ruins.
A terapia surge como uma ferramenta que te ajuda a entender e compreender os seus sentimentos e ações.
Por isso, é muito importante ter em mente que a terapia ajuda sim a tratar transtornos como a depressão, ansiedade e outros. Mas também te ajuda a enfrentar coisas mais comuns do nosso dia a dia, como por exemplo troca de carreira, relacionamentos, família, estudos, entre outros.
Outro fator muito importante da terapia, é que ela te leva a praticar o autoconhecimento. Ou seja, entrar em contato com as suas emoções, entender suas limitações, quebrar preconceitos e até mesmo descobrir seu potencial e suas habilidades.